Vá de bike

Imagem

As bicicletas estão cada vez mais presentes nas ruas e nos parques de todo o Brasil. Se ligue no meu guia e prepare-se para pedalar por aí.

Assim como o primeiro beijo, a gente também nunca se esquece da primeira vez que consegue andar de bicicleta sem rodinhas. É uma das melhores sensações de liberdade que existem. E a boa notícia é: andar de bike está na moda! Sem contar que evita que você fique parada no trânsito, não polui o ambiente e ainda é uma ótima opção de atividade física. Você não vai ficar fora dessa, vai?

Por onde começar?

Antes de qualquer coisa, é preciso se equipar. Nada de sair comprando qualquer bike. Existem muitos modelos e é legal escolher o ideal para o seu caso. Se você não souber pedalar ou acha que desaprendeu, não desanime. É possível entrar na onda a qualquer momento.

Qual bicicleta comprar?

O professor de Educação Física Renato André Sousa da Silva, que comanda a equipe RENOVE de ciclismo, conta que o melhor local para comprar uma bicicleta adequada é uma loja especializada. “Lá é possível tirar todas as dúvidas com profissionais que entendem do assunto, além de comprar os acessórios mais adequados para a prática do esporte”. Também vale a pena conversar com que já é praticante. Isso pode ajudar na hora da escolha.

FIQUE ATENTA: existem modelos específicos para quem gosta de fazer trilhas, para os competidores e apenas para passeio. Escolha o que mais se adapta ao seu dia a dia.

Imagem

Não sei pedalar. Tem jeito?

Se você passou a infância sem andar de bicicleta, não tem problema algum. O início é bem simples, na verdade. Para começar, utilize uma bike um pouco menor, assim, caso se desequilibre, conseguirá colocar os pés no chão e evitar grandes e desastrosas quedas. Mas nada de pegar a bicicletinha da irmã mais nova! Isso pode causar sérios danos aos joelhos, além de ser bastante desconfortável. Antes de qualquer coisa, esvazie um pouco os pneus. Isso porque, se estiverem muito cheios, eles ficam sensíveis a qualquer desnível, o que pode acabar assustando as novatas. Aí, quando começar a andar, evite freadas bruscas. Essa atitude aumenta as chances de queda. No mais, meu conselho é: vá treinando sem pressa alguma e sem medo de ser feliz. E, quando se sentir segura, é só trocar o modelo por um adequado à sua altura.

Imagem

Faz tempo que não ando. Será que desaprendi?

Lembra daquele ditado que diz que ninguém desaprende a andar de bicicleta? Pois é, isso é verdade. Mas se faz muito tempo, tenha calma. A adaptação deve ser gradual. Se você subir em qualquer bicicleta e sair por aí pode se machucar. Portanto, comece devagar.

Já tenho bike, e agora?

Além de investir em uma boa bicicleta, é importante não abrir mão dos itens de segurança. Para aproveitar bastante, vista roupas confortáveis e justas nas pernas, como a calça legging, para não correr o risco de a barra enroscar no pedal. Sempre use tênis, que deixa os pés firmes nos pedais. Não se esqueça de ter à mão uma garrafinha com água. Existem suportes específicos para encaixar a garrafa no cano do veículo, vale a pena comprar um.

Imagem

Como cuidar da magrela? 

Sua bike precisa de cuidados e manutenção. Para lavá-la, nada de misturas milagrosas. Bastam água e sabão neutro, que não estraga a pintura. As correntes precisam ficar sempre bem lubrificadas.

Imagem

Saúde

Assim como toda atividade física, a pedalada faz bem à saúde, mas precisa de alguns cuidados. O alongamento é obrigatório e os cuidados com o joelho precisam ser redobrados. O banco deve ficar na altura do osso do quadril. Se fizer tudo direitinho, a brincadeira só trará benefícios para o corpo e a mente.

Imagem

DICAS

*Nunca pratique em jejum;

*Hidrate-se sempre;

*Se decidiu pedalar para perder peso, procure padronizar os horários, assim o organismo se adapta melhor;

*Não exagere! Isso só deixará o músculo fadigado. Para manter um padrão, tenha sempre um relógio para marcar a duração do exercício;

*Protetor solar sempre! (menos se for uma pedalada noturna)

É isso, beijoo e ótimas pedaladas!

Tagged , , , , , , , , , , ,

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: